quarta-feira, 17 de outubro de 2007
Igreja de São Francisco de Assis
Construída de 1766 a 1810, a Igreja de São Francisco de Assis é considerada uma obra-prima do período rococó no Brasil. Reúne trabalhos de dois grandes artistas mineiros: Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (arquitetura, escultura, talha e ornamentação) e Manuel da Costa Ataíde (pintura e douramentos).
Sua fachada é muito trabalhada, mais que seu interior, já que Aleijadinho leva para fora as características. Sua cruz é diferenciada e suas torres arredondadas. Essa igreja contou com o trabalho de engenheiros navais e era reservada para a elite.
Dentro da Igreja podemos ver uma Igreja muito rebuscada, completamente detalhada, com diversas imagens de anjos e santos bem trabalhadas. Uma Igreja Franciscana coberta de Ouro, pedra sabão e madeira. Seu teto, inspirado no povo de Minas, é suspenso trazendo uma sensação de grandiosidade.
Na entrada da Igreja ha um "Tapa Vento", uma grande porta logo apos a entrada principal da Igreja.Há também um grande alta, com estatuas de santos, anjos e uma grande Virgem Maria no centro do altar.
Grandes Arcos se destacam no interior da Igreja. Além das famílias enterradas no chão da Igreja.As famílias eram enterradas no chão das Igrejas e logo em cima do chão era marcado um numero em casa "tumulo", era considerado um chão sagrado.Porém com o passar do tempo o vaticano proíbe os corpos na Igreja por causa do mal cheiro e de doenças se propagando.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
essa igrejae linda
Muito obrigada a todos do site! Está me ajudando muito em um trabalho, e a ver como a arquitetura mineira é bela! :*
Postar um comentário