quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Santuário de Bom Jesus de Matozinhos


Santuário de Bom Jesus de Matozinhos




Profetas

Sala dos ex-votos

A construção do santuário foi iniciada em 1757 e levou mais de 60 anos para ser completamente erguido contando com a participação dos mais notáveis artistas da região do ouro.
A igreja locaizada no alto do morro é tombada, diferente do resto da cidade que não é e percebemos isso pela modernidade da cidade e o modo de ocupação que foi feita, foi o primeiro edificio a ser construído.
A imagem dee Bom Jesus de Matozinhos fica no centro da igreja, ao contrário das outras, para que as pessoas entrem em contato com Jesus através da fita vermelha que liga as pessoas as imagens. Nessa igreja podedemos percecber que a quantidade de ouro não é grande.
No santuário existem também as estátuas dos 12 profetas, talhadas em pedra sabão e distribuídas simetricamente, foram feitas por Aleijadinho asim como os Passos sa Paixão que mostram o caminho percorrido por Jesus.
Os Passos se dividedm em 6 pequenas capelas e contam com toda a teatralidade do barroco assim como seus detalhes e a anatomia de seus personagens que são bem trabalhadas e ricas em detalhes.
Um dos Passos da Paixão

Nenhum comentário: